Menu

SINTRASS - SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS ASSALARIADOS


Sindicato dos Trabalhadores Rurais Assalariados de Linhares, Rio Bananal, Sooretama, Jaguaré, São Mateus, Conceição da Barra, Pedro Canário, São Gabriel da Palha e Vila Valério – SINTRASS-ES
Rua Conceição, nº 384 – Centro – Linhares – ES  CEP: 29.900-320
Telefone: (27) 3264-2353
Telefone em São Mateus: (27) 3763-5082


O Sindicato dos Trabalhadores Rurais Assalariados – SINTRASS, com sede em Linhares-ES, foi criado em 2001, iniciando os seus trabalhos nos municípios de Rio Bananal, Linhares e Sooretama.
Com o resultado positivo, os trabalhadores da região norte começaram a procurar o sindicato em Linhares.
Em 30 de maio de 2004, realizou-se uma assembléia em Linhares para inscrever as bases de Jaguaré, São Mateus, Pedro Canário, Conceição da Barra, Vila Valério e São Gabriel da Palha.
“Foi feita a extensão de base e protocolamos no Ministério do Trabalho” afirma Francisco Mauro Polidório, presidente do SINTRASS.
No dia 4 de março de 2005, o Ministério do Trabalho publicou no Diário da União a criação do sindicato.
A diretoria aguardou um período legal para que o Ministério pudesse liberar a carta sindical, fato que aconteceu a 23 de setembro de 2005.
A partir de então, começaram a fazer visitas aos trabalhadores de toda a região norte.
Em 10 de abril de 2006, o SINTRASS abriu a sub-sede em São Mateus.
Neste município procuraram o Sr. Silvio Manoel dos Santos, uma grande liderança dos trabalhadores rurais, para trabalhar junto com o SINTRASS. Silvio, porém, recusou o convite e indicou seu filho Jonas para o cargo.
Em 9 de junho de 2006 foi  realizada a primeira Convenção do SINTRASS, juntamente com o Sindicato Rural de São Mateus.
Hoje a empresa tem participado diretamente das convenções e vem crescendo bastante na região norte do Espírito Santo. 
Em São Mateus conta, diariamente, com uma funcionária e um advogado. Há uma previsão para construir uma sede a partir de 2010.
O maior número de trabalhadores rurais está em Linhares, Pedro Canário, Conceição da Barra e Sooretama. Em São Mateus e Jaguaré são trabalhadores temporários que trabalham na época de colheita do café. Depois desse período o número diminui bastante.
Em Linhares está em construção a sede do SINTRASS e, em Braço do Rio, a construção deverá começar em 2010, pois o número de empregados nas alcooleiras da região é bastante grande e o sindicato tem atuação significativa.
Sua diretoria é composta pelo presidente Francisco Mauro Polidorio; Vice-Presidente Etevaldo Claudinei dos Santos; Secretária Edilza da Silva Almeida; Segundo Secretário Daisio Gomes da Penha Filho; Tesoureiro Adriano de Azevedo Santos; segundo Tesoureiro Renato Duque de Souza. Constam da diretoria seis suplentes, três conselheiros fiscais e três suplentes.
(Texto de Eliezer Ortolani Nardoto, baseado em entrevista concedida por Francisco Mauro Polidório, em setembro de 2009)

 

 

Home | Topo

                   

Home | Jornal | Turismo | História | Geografia | Cultura | Economia | Memorial | Notícias | Contato Visite