Menu

AUTO ELÉTRICA SW - WENDEL JACKSON VALFRÉ EPP

AUTO ELÉTRICA SW

A Auto Elétrica SW (WENDEL JACKSON VALFRÉ EPP), empresa com sede à Rodovia BR 101, bairro Vila Nova, São Mateus – ES, trabalha com venda de peças e acessórios para automóveis, oficina auto-elétrica  e aplicação de películas (insufilms) residenciais e automotivas.
A empresa pertence a Wendel Jackson e seus irmãos Sidney e Romerito, todos nascidos em Linhares-ES.
A idéia de montar um negócio surgiu quando os pais deles se separaram. O pai vendeu uma terra que possuía e veio para São Mateus e eles ficaram em Linhares com a mãe.
Pensaram, a princípio, em montar um açougue e chamaram o pai para pedir uma opinião. O pai incentivou Wendel a montar alguma coisa na área que ele já trabalhava (na ocasião, com 19 anos, Wendel trabalhava na oficina da Linhares Diesel) e, de preferência, em São Mateus, pois assim ele podia acompanhar de perto o início do negócio e orientar no que pudesse.
Wendel, então, resolver vir para a cidade de São Mateus, no dia 25 de outubro de 1994, junto com um primo para montar uma loja com oficina auto-elétrica.
Depois de dois anos seu primo foi embora e seu irmão Sidney veio lhe ajudar.
Era uma lojinha pequena – onde atualmente é o bar do seu sogro (Kika’s Bar), ao lado da loja atual – que foi alugada por cinco anos.
Nesse pequeno ponto montou a oficina e seu pai deu uma força por uns seis meses, ajudando a pagar os funcionários e sua mãe também ajudou, no início, pagando o aluguel da loja por oito meses. Depois os dois irmãos foram tocando o negócio com dificuldade.
Mesmo tendo seu irmão Sidney trabalhado em uma auto-elétrica em Linhares, ambos tinham pouca experiência.
- A gente rezava para vir um cliente e rezava para não vir, pois, depois que o meu primo foi embora, nós não tínhamos muita experiência e, às vezes, a gente se enrolava quando o serviço era mais complicado, confessa Wendel que agora, com a experiência de 15 anos e contando com uma ampla loja e uma oficina bem equipada, pode atender qualquer tipo de serviço em auto-elétrica e acessórios. 
Depois veio seu outro irmão, Romerito, que era o mais novo, e ficaram trabalhando os três irmãos.
Todo final de semana eles iam para Linhares porque sua mãe morava lá e não queria vir para São Mateus. Ficavam aqui de segunda a sexta. Depois passaram a ir à Linhares de quinze em quinze dias, mas já estava ficando cansativo porque trabalhavam aos sábados até as três ou quatro horas da tarde.
Explicaram para a mãe deles, que trabalhava em Linhares como costureira numa fábrica, que não dava mais para ficar indo e vindo. Convenceram-na a vir morar em São Mateus e alugaram uma casa para que todos pudessem ficar juntos. Isso aconteceu entre 1998 e 1999.
Nessa época já conseguiam pagar o aluguel da loja  e da casa que foi alugada por três anos.
Wendel contou ainda a história de como eles conseguiram adquirir o terreno onde atualmente está a sede da empresa.
Os serviços estavam aumentando, mas a lojinha era muito pequena e os serviços eram realizados na calçada.
O sonho deles era comprar o terreno que existia ao lado, que estava à venda há muitos anos.
Como Deus ajuda quem trabalha, um belo dia, diz Wendel, executando um serviço para um rapaz, este comentou que agora ia ficar melhor para eles porque ele, o rapaz, iria comprar o lote ao lado.
Wendel ficou tão preocupado que nem conseguiu mais trabalhar, porque, na verdade, eles estavam trabalhando duro para tentar comprar esse lote e o seu sonho ficou ameaçado, afinal o lote que ele desejava comprar estava para ser comprado por outra pessoa e isso complicava, porque eles tinham a necessidade de adquirir o lote para melhorar a loja.
Em época de chuva, como os serviços de oficina eram realizados na calçada, ficavam impossibilitados de atender seus clientes.
Quando o rapaz saiu, ele foi até a loja e comentou com seu irmão Sidney que tinha alguém interessado em comprar o lote e que eles não podiam deixar que isso acontecesse.
Resolveram procurar o responsável pelo lote, o Sr. Valdir da loja Marquesa, pois o lote era herança da família dele, por isso que não tinha vendido ainda.
Em conversa com Valdir, falou do interesse de comprar o lote e comentou que já tinha outra pessoa interessada. Valdir disse não saber de ninguém interessado. Wendel então e foi  até essa pessoa que estava negociando a venda do lote e mostrou o seu interesse também na compra do lote. Depois voltou para novamente conversar com Valdir sobre a negociação e pediu a preferência. Valdir entendeu a situação e perguntou se eles tinham o dinheiro para comprar.
Wendel disse que arranjaria rápido e fechou o negócio.
Venderam o carro que possuía na época, um gol, deu a maior parte e pediu um prazo para o resto. Venderam a casa que possuíam em Linhares para ter um dinheiro para começar a construir a loja, o que foi feito em menos de um ano..
Passados uns dez anos, conseguiram um pouco mais de espaço, uma vez que, depois de uns dois anos foi comprado mais um pedaço de lote atrás da loja. Há uns três anos, foi comprado um pedaço de um lote ao lado e, agora recentemente, compraram o resto do lote.
Wendel e Sidney juntaram um dinheiro e compraram também uma casa no bairro Sam Remo e foram para lá, depois compraram um lote colado a essa casa e lá construíram uma casa para sua mãe.
Wendel tinha em mente, quando veio para São Mateus, de voltar para Linhares depois de uns três anos, mas criou raiz e acabou ficando por aqui.
Ele e seus irmãos casaram e a família se estabeleceu aqui.
Em 1997 Wendel aproveitou uma viagem com um amigo do seu pai para Foz do Iguaçu e foi até o Paraguai. Lá ele viu como se utilizava o insulfilm e comprou para instalar em dois carros. Achou interessante e começou a trabalhar com esse serviço no qual sua oficina se especializou e presta serviços até para as concessionárias instaladas na cidade e região.
Hoje a SW está consolidada no município de São Mateus e atende cidades vizinhas.
Wendel disse que não sentiu sua empresa ser afetada pela crise, por contar com um bom estoque e por trabalhar com muita cautela nos seus negócios.
AUTO ELÉTRICA SW – Wendel Jackson Valfré EPP
Rodovia BR 101, nº 224, Bairro Vila Nova – São Mateus-ES   CEP: 29.941-510
Telefone: (27) 3763-3746      E-mail
: sw.film@hotmail.com

 

Home | Topo

                   

Home | Jornal | Turismo | História | Geografia | Cultura | Economia | Memorial | Notícias | Contato Visite