Menu

LABORATÓRIO MAIA

Laboratório Maia
Rua da Liberdade, 248 – bairro Centro – São Mateus – ES    CEP: 29.930-130
Telefone: (27) 3313-1100

Site: www.labmaia.com.br        E-mail: lab.maia@uol.com.br
Proprietário e responsável: Dr. Arnaldo Maia Filho

 

A história do Laboratório Maia tem início, em São Mateus,  no ano de 1989, com a chegada a esse município do Dr. Arnaldo Maia Filho.
Arnaldo Maia Filho é natural de Nanuque, Minas Gerais, mas suas raízes são baianas. Seus pais Arnaldo Maia de Carvalho e Zilda Silveira de Carvalho são de Vitória da Conquista.
De Conquista foram para Minas, onde Arnaldo nasceu ainda na época do trem “Maria Fumaça”, que ia até Carlos Chagas. 
De Carlos Chagas para Vila Pereira, um distrito de Nanuque, onde nasceram os sete filhos do casal, o trajeto se fazia em lombo de animais.
Seu pai trabalhava com agricultura e pecuária, principalmente no comércio de gado.
A família mudou-se para Ecoporanga em 1979 para facilitar o estudo dos filhos. Quando Arnaldo Filho terminou o 1º grau, no Polivalente de Ecoporanga, foi para Nanuque, para a casa de um tio, cursar o segundo grau.
Prestou vestibular em Vitória para fazer o curso de Farmácia e Bioquímica, em 1978. Foi aprovado e ingressou na FAFABI – Faculdade de Farmácia e Bioquímica, onde se formou em 1982.
Depois de formado, procurou uma cidade entre o extremo norte capixaba e o sul da Bahia.
Na época, a situação que se mostrava mais propícia para iniciar o seu próprio negócio, dentro de sua profissão, Dr. Arnaldo encontrou em Pedro Canário.
Em março de 1983 foi para essa cidade onde assumiu um laboratório público e foi atender o meio rural do município.
Ficou por lá seis anos e percebeu que a clientela era pequena para ele, pois a cidade não crescia e ele precisava ampliar seu negócio e evoluir os seus conhecimentos, além de pensar na carreira de sua esposa, que é médica e também tinha necessidade de acompanhar os avanços da medicina.
Levando tudo isso em consideração, procurou uma cidade melhor. E foi São Mateus, que visivelmente tinha um grande potencial e um crescimento promissor, a cidade escolhida por Dr. Arnaldo Maia Filho para montar a sede de sua empresa.
Em 1989, mudaram para São Mateus e Arnaldo montou uma filial do Laboratório Maia que ele tinha montado em Pedro Canário.
Ele e a esposa conseguiram a transferência de seus vínculos empregatícios com o Estado para a Unidade de Saúde de São Mateus e começaram uma vida nova.
Quando mudaram, o laboratório de São Mateus, que era apenas uma filial, já estava montado. O de Pedro Canário continuou como matriz, mas depois de certo tempo, lá passou a ser filial e São Mateus a matriz. 
Em São Mateus, começaram com uma unidade bem humilde, lá no centro da cidade, onde era a antiga clínica do Dr. Marcelo, próximo à antiga Dadalto.
Depois mudaram para o atual ponto, na Rua da Liberdade, em prédio próprio. Começaram com o térreo, depois foram construindo andar por andar. Atualmente ocupam quatro andares.
No início estavam apenas com essa unidade de coleta. Agora são oito unidades de coleta, nos bairros Fátima, Guriri, Boa Vista e Santo Antonio. Ainda têm postos de coleta nos municípios de Jaguaré, Pinheiros, Conceição da Barra e Pedro Canário.
O Laboratório Maia já fechou um acordo para atuar no São Mateus Apart Hospital que está em fase de construção (em 2010).
Para Dr. Arnaldo Maia, os seus colaboradores do laboratório fazem parte de sua vida e não só profissionalmente, mas formam uma comunidade. Estão focados no bom atendimento aos clientes.
O Laboratório Maia tem como missão:

"Disponibilizar para nossos clientes e sociedade um Laboratório Clínico, comprometido com a excelência em atendimento e com responsabilidade técnica-científica para auxílio ao diagnóstico médico."

A empresa conta com quarenta e dois colaboradores que sustentam esse crescimento, afirma Arnaldo.
Já com a experiência de ter passado pelas várias crises que o nosso país viveu, Dr. Arnaldo fala que "elas servem também para educar as pessoas, pois nas dificuldades aprendemos a economizar e a valorizar as pequenas coisas e pequenos valores que, quando somados, formam o patrimônio da empresa”.

Dr. Arnaldo afirma que o ramo de laboratório de análises clínicas, atualmente passa por uma crise financeira, devido ao preço tabelado de seus serviços. Há sete anos vive sem reajuste nos preços. Os donos de laboratório estão em dificuldades e, alguns, estão em situação de falência.
Em sua entrevista disse que, há vinte anos, as grandes empresas como Petrobrás, Suzano, Aracruz que aqui se implantaram deram uma contribuição significativa para o desenvolvimento do setor.
Atualmente as operadoras de planos de saúde são responsáveis por 80% do faturamento da empresa. 
O Laboratório Maia cresceu e se consolidou, dando um passo de cada vez, afirma Dr. Arnaldo Maia, um católico praticante que, quando criança foi coroinha.
Para ele, todo o crescimento e sucesso de sua empresa “foi uma graça de Deus”.

 

Texto de Eliezer Ortolani Nardoto, baseado em entrevista concedida por Dr. Arnaldo Maia Filho, no início de 2010.

Home | Topo

                   

Home | Jornal | Turismo | História | Geografia | Cultura | Economia | Memorial | Notícias | Contato Visite